Consumo Consciente

Diversas pesquisas de mercado, dentro e fora do país, apontam a mudança na forma como consumimos os produtos. Em 2019, a Euromonitor International apresentou um relatório de 10 tendências de consumo em que cinco delas estavam diretamente relacionadas a um consumo mais consciente e sustentável. O consumo consciente já é realidade e as marcas precisam se adequar para continuar satisfazendo seus consumidores.
A pesquisa Vida Saudável e Sustentável realizada em 2021 pela GlobeScan e Akatu, apresentou resultados que reafirmam as tendências mencionadas pela Euromonitor International. Na pesquisa, 86% dos brasileiros entrevistados afirmaram que desejam reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza.
As empresas têm um papel importante nesse cenário, uma vez que os brasileiros respondentes da pesquisa consideram que as empresas podem ajudar a viabilizar estilos de vida mais saudáveis (73%) e apontam que produtos mais baratos e duráveis motivariam escolhas mais saudáveis e sustentáveis (57%).

No Brasil, nem sempre foi assim, é o que aponta a pesquisa realizada em 2002 pelo Instituto Akatu de Consumo Consciente. Nesse estudo, apesar do crescente reconhecimento da importância dos problemas relativos à sociedade e ao meio ambiente, mostrava que ainda não havia, por parte do consumidor, um completo entendimento em relação ao seu poder de influência na escolha do consumo.

A percepção do consumidor brasileiro mudou com o passar dos anos, pois em 2012 outro estudo apontou uma realidade bem diferente da anterior.

O levantamento exibiu um consumidor brasileiro que, mesmo em um clima econômico de mais consumo, mantinha comportamentos cotidianos de consumo consciente, como usar o verso do papel e ler rótulos de produtos.

Os consumidores passaram a ter mais conhecimento sobre sustentabilidade e responsabilidade social das empresas, além de demonstrarem mais interesse por esses temas importantes. Isso, viabilizado também pelas interações dos consumidores nas redes sociais.

Eles passaram a ser mais exigentes em seu consumo e buscar por produtos que põem em prática essas temáticas em seu dia a dia.

Em outros apontamentos a Akatu informou que o comportamento empresarial está impactando diretamente na decisão de compra dos indivíduos e que a busca por soluções mais sustentáveis e relacionadas ao chamado “slow living” é demanda relevante para quem vai se relacionar com essas empresas.

“Seja pelo marketing ou pelo bem mesmo, o importante é que as empresas estão fazendo”, observa Vicente Carvalho, editor chefe e fundador da página de Razões para Acreditar, onde divulga diariamente boas ações que são feitas por pessoas e marcas no Brasil e no mundo. “De alguma forma essas empresas iriam fazer marketing, que bom que agora estão se voltando para ações que realmente impactam positivamente na sociedade”, completa.

Conforme os resultados apresentados pela Akatu, alguns aspectos são motivadores da preferência dos consumidores em relação a determinadas empresas:

– não maltratar animais (52%);
– ter boas relações com a comunidade (46%);
– ter selos de proteção ambiental (46%);
– ajudar na redução do consumo de energia (44%);
– ter selo de garantia de boas condições de trabalho (43%).

consumidores.

Aproveite essa tendência e faça bem para você, seu negócio, sua comunidade e o planeta.

Conte com a SIMPLES para comunicar sua marca sustentável!

Abrir conversa
Posso te ajudar?
Olá,
Sobre o que gostaria de conversar?